História da Federação Aquática Paulista

A história da Federação Aquática Paulista

Federação Aquática Paulista – FAP – desde 1996 a sucessora legal da Federação Paulista de Natação (FPN), é a entidade esportiva responsável no Estado de São Paulo pela normatização de cinco esportes olímpicos: Natação, Nado Sincronizado, Pólo Aquático, Saltos Ornamentais e Maratonas Aquáticas.

 

A FAP é filiada à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a quem cabe a regulamentação nacional desses esportes. Isso significa dizer que a FAP é a entidade com poderes constituídos para realizar os eventos em que são apontados os campeões estaduais dessas modalidades e para convocar seleções paulistas.


Marcos Firmino (presidente da FARJ), Miguel Cagnoni (presidente da FAP), Julio Maglione (atual presidente da FINA) e Carlos Silva (presidente da ABMN)

De fevereiro de 1994 a janeiro de 2017 Miguel Carlos Cagnoni foi presidente da entidade. Foram cinco mandatos de Cagnoni à frente desta entidade. Em 2012, acompanhando a chapa de sua última reeleição, Marcelo Luis Biazoli entrou como vice-presidente.


Marcelo Luis Biazoli e Erik Seegerer, atuais presidente e vice-presidente da FAP

Em 2016, Biazoli foi eleito presidente por aclamação, ao lado do vice-presidente Erik Seegerer, e cumprirá mandato no período de 2017 a 2020.

A história da entidade inicia-se em 26 de Novembro de 1932, ano de constituição da Federação Paulista de Natação, que teve como fundadores os clubes: Associação Atlética São Paulo, Associação Desportiva Floresta (atual Clube Espéria), Clube de Regatas Tietê, Clube de Regatas Saldanha da Gama,Clube de Regatas Tumiaru, Esporte Clube Pinheiros, São Paulo Futebol Clube, Tênis Clube Paulista e Sport Club Corinthians Paulista.

O crescimento da FAP é notável e o dinamismo de seus dirigentes ao longo de várias décadas contribuiu no reconhecimento nacional da entidade. Um dos presidentes da Federação Paulista de Natação foi João Havelange, o dirigente esportivo mais conhecido do planeta.

Atualmente estão filiados e vinculados à FAP seis mil atletas de 160 entidades. A fim de descentralizar suas atividades, a FAP conta com delegacias regionais na capital e no interior, a quem cabe a organização de eventos em importantes polos do Estado de São Paulo. A cada temporada, esses atletas participam de dezenas de eventos e conta com infra-estrutura e qualidade de seus árbitros.

No dia 16 de janeiro de 2021, Marcelo Luís Biazoli foi reeleito presidente da FAP por aclamação, agora ao lado do vice-presidente Alexandre Zwicker.

Comments (1)

Olá ! Me chamo Ênio , fui nadador federado da FPN entre 1983 – 1988.
Há como obter resultados de competições oficiais daquela época ?Em especial os campeonatos Santista e Paulista de inverno e verão.

Minha filha hoje é petiz 1 , gostaria de tentar mostrar a ela marcas de minha época como atleta

Att,

Deixe um comentário