
Os nadadores juvenis encaram o Campeonato Paulista neste feriado nas dependências do SESI – São Bernardo do Campo. Já na primeira etapa, foram superados três recordes de campeonato e três paulistas.
Stephanie Balduccini (Paineiras) nadou para 25s94 os 50m livre juvenil 1; Lucas Tudoras (Paineiras) fez 1min59s79 nos 200m costas juvenil 1 e Stephan Steverink (AABB) é recordista ao fazer 15min24s11 os 1500m livre juvenil 1.
Stephan baixou 10 segundos da marca do Brandonn estabelecida em 2012 que era de 15min34s81. “Meu tempo de balizamento estava a dois segundos do recorde. Eu estava treinando para esse recorde, para nadar com parciais mais baixas. Acabou que não foi a prova perfeita, mas eu abri até a metade da prova como estava planejando. Depois, acabou que cansou um pouco. Normal. Mas eu fiquei feliz com o meu tempo, consegui fazer abaixo de 15min30, que era o objetivo”.
O nadador visa mais quatro recordes. “Meu objetivo é bater quatro recordes. Pode ser que venha dois ou três, mas vim com esse objetivo de quatro e melhorar todos os tempos. Não parar de evoluir nunca”.
Como nadadora vinculada, Camilly Santos (Tumiaru) foi campeã dos 100m peito na categoria petiz 2. No ano seguinte, tornou-se federada e nunca mais conseguiu conquistar a dourada. Até hoje. Ela venceu a prova com 1min11s46 e emocionou-se.
“Eu estou muito feliz porque eu finalmente consegui baixar meu tempo. Eu estou muito emocionada. Eu acho que ainda preciso melhorar a minha filipina, eu acho que ela é muito curta e eu gostaria de alongar mais”.
Foram quatro anos longe do topo do pódio e Camilly ressalta que a cabeça foi a principal “culpada”. “O que mudou foi a cabeça. Meu corpo estava fisicamente bem, mas mentalmente não. Então, no balizamento, eu pensava nas palavras do meu técnico, em sempre acreditar em Deus e nas técnicas durante o nado”.
Felipe Gonçalves (Corinthians) está no seu primeiro ano em São Paulo e já vem conquistando o seu espaço. “Eu vim do Espírito Santo e minha primeira medalha de ouro foi nos 400m medley na temporada de inverno. E agora acabei de ganhar nos 100m peito e estou muito feliz. Eu nadei na primeira série, não era tão esperado assim. Fui olhar as outras séries e os meninos passando para trinta zero e pensei que eles iam encostar. No final, eu vi que ganhei”.
Nesta primeira etapa, o SESI terminou em primeiro lugar com 372 pontos, seguido pelo Pinheiros com 244 pontos. O Corinthians é o terceiro colocado com 162 pontos.
A 2ª etapa iniciará às 8h30 com as provas dos 800m livre feminino, 200m medley, 100m livre, 200m borboleta e revezamento 4x50m medley misto.
Sorteios
Os vencedores do sorteio desta tarde foram Maria Fernanda Lopes e Lucas Tudoras. Ela levou um maiô e ele, uma camiseta, ambos da FastSwim.
Homenagem
A Federação Aquática Paulista, representada pelo gestor geral, Flávio Campos, homenageou o filho do Ronaldo de Souza Passos, Rodrigo. Ronaldo leva o nome do Troféu do campeonato e foi presidente da comissão de arbitragem nos anos 90. Faleceu após um acidente de carro.
Rodrigo ganhou um troféu e uma medalha alusiva ao evento.