O Avanço da FAP em Tecnologia

Miguel C. Cagnoni

Federação Aquática Paulista

Sempre que o assunto é tecnologia, lembro-me de como fiquei orgulhoso quando compramos o nosso primeiro fax. Recentemente a Federação Aquática Paulista colocou à disposição dos seus filiados o processo de inscrição on-line para todos os seus eventos. A resposta foi das mais entusiastas: cerca de 60% dos clubes que participaram dos Campeonatos Paulistas recém-encerrados aderiram ao processo.

Na verdade, o processo simplificou sobremaneira a inscrição para os campeonatos estaduais. Não é mais necessário levar as inscrições em mãos, não é mais necessário enviar fax e confirmar se chegou legível, não é mais necessário pagar em dinheiro ou em bancos – pode-se depositar diretamente na conta, é a prova de erros e, o melhor, é mais barato. O processo todo é similar a fazer qualquer compra pela Internet.

O prazo total do desenvolvimento do processo foi longo, pois a primeira empresa contratada para desenvolver o sistema não era conhecedora de natação e isto complicou muito o seu desenvolvimento. No entanto, com a contratação de um profissional especializado, com forte background nesta modalidade olímpica, simplificou o procedimento e pudemos colocar em prática algo que vinha sendo prometido há pelo menos dois anos.

A Tecnologia é a área da FAP que recebe a maior dotação orçamentária, depois das competições. Sempre investimos muito dinheiro nessa área pois entendemos que qualquer atividade hoje que não tem investimentos significativos em processamento de dados está fadada ao insucesso.

Atualizamos periodicamente todo o nosso parque de computadores e hoje cada funcionário tem seu próprio computador, todos em rede, interligados por um potente servidor. O e-mail passou a ser um instrumento de trabalho comum e utilizado totalmente nas comunicações internas e até externas.

Estamos em via de finalizar a locação de um servidor web (uma máquina com conexão dedicada para Internet) que irá hospedar nosso site com maior capacidade de armazenagem, abrigando um número maior de informações e fotografias que ficarão permanentemente à disposição do nosso internauta. Com isso poderemos ter em breve todo o arquivo de notícias de doze anos do jornal “Aquática Paulista” on-line e com todos os benefícios de busca e navegação que a Internet hoje nos oferece.

Com um prazo de término mais longo, iniciamos o desenvolvimento de um sistema operacional feito sob medida para a Federação que deverá contemplar todas as nossas necessidades. A primeira etapa foi o processo de inscrição on-line. Hoje, as competições regionais, de vinculados, não-federados, Jogos Abertos do Interior, Jogos Regionais, etc, bem como toda a gama de competições para Deficientes Físicos, Visuais e Mentais tem todo o seu gerenciamento feito adaptando-se sistemas. Agora estamos no caminho certo. Logo logo estaremos comemorando o sistema como se fosse nosso primeiro aparelho de fax…